Notícias da CCR AutoBAn

Notícias

21/02/2014 | Releases

Resgate da CCR AutoBAn ensina primeiros-socorros a calouros da Unicamp

Colaboradores do resgate da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, oferecem nesta terça-feira, 25 de fevereiro, curso de primeiros-socorros aos calouros do curso de medicina da Universidade de Campinas (Unicamp). A atividade faz parte da programação do Trote da Cidadania, iniciativa da universidade, que em conjunto com os diversos centros acadêmicos da instituição, busca promover a interação entre calouros e veteranos, a partir de práticas socialmente responsáveis e sustentáveis.

 

Durante o curso, que terá duração prevista de 60 minutos, os colaboradores da CCR AutoBAn, alunos de medicina que integram as ligas de Cirurgia e de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e profissionais de saúde voluntários, ensinam técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). A expectativa é de que 600 estudantes, divididos em quatro turmas de até 150 pessoas, participem das atividades, que são abertas para alunos de qualquer curso da universidade.

 

De acordo com o Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), do curso de Medicina da Unicamp, a falta de conhecimento sobre primeiros-socorros por parte dos estudantes da universidade motivou a realização do treinamento. “A ideia é aliar a expertise de profissionais e estudantes de medicina, para contribuir na prevenção de fatalidades que podem ocorrer inclusive dentro do campus da Universidade", afirma Eduardo Alher João, membro do CAAL e organizador do evento.

 

O coordenador médico da CCR AutoBAn, José Antonio Coelho Júnior, explica que é importante orientar a população sobre o trabalho realizado pela equipe de resgate das rodovias.  “Quando um acidente acontece na rodovia, pessoas orientadas em relação às técnicas de primeiros-socorros nos ajudam principalmente com a comunicação correta da ocorrência, medida inicial que evita outros acidentes e novas vítimas ", explica.

 

Para o professor Gustavo Fraga, coordenador da disciplina de cirurgia do trauma da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), treinamentos como ajudam a disseminar os conhecimentos sobre o tema, o que pode ser bastante útil no acionamento dos recursos necessários durante a emergência. "Em situações de urgência a presença de uma pessoa com conhecimento e treinamento em primeiros socorros pode ajudar muito no acionamento do resgate específico e até mesmo em medidas de suporte básico de vida, que podem ser decisivas na sobrevida de uma vítima", considera.

 

O curso será realizado nesta terça-feira, 25, entre às 13 e 17h, no Espaço Cultural “Casa do Lago”, localizado na rua Érico Veríssimo, sem número, Cidade Universitária.

 

Serviço
Treinamento RCP Calouros Unicamp – Trote da Cidadania

Atividade com Resgate da CCR AutoBAn

Terça-feira, 25 de fevereiro, a partir das 13h

Local: Espaço Cultural “Casa do Lago”, rua Érico Veríssimo, s/n, Cidade Universitária

 


Voltar