Notícias da CCR AutoBAn

Notícias

08/11/2013 | Releases

Jundiaí recebe Onça Romeu, com apoio da CCR AutoBAn

Leão Juba foi levado à Mata Ciliar em 2012.

Leão Juba foi levado à Mata Ciliar em 2012.

Fonte: Divulgação

A CCR AutoBAn trabalha neste sábado, dia 9 de novembro, na operação de transporte da onça pintada Romeu, de 7 anos, entre o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e a ONG Mata Ciliar. O animal que terá a cidade de Jundiaí como sua nova casa, vive desde que nasceu no 7º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), no município de Normandia, a 185 quilômetros de Boa Vista, em Roraima. A onça chega por volta das 11h35 no Aeroporto de Guarulhos e pega o Sistema Anhanguera-Bandeirantes no caminhão munck da concessionária.

 

Conheça a história de Romeu

 

Há cerca de um ano, o Exército não renovou a licença de criadouro localizado em Normandia junto ao IBAMA e todos os animais que lá viviam foram transferidos, menos o Romeu, que precisa de um lugar com especificações próprias, do ponto de vista de tamanho e segurança. Após um ano de procura e preparação, a Associação Mata Ciliar, que mantém o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais (Centro de Felinos Selvagens), um centro de referência internacional, oferecerá a Romeu um novo lar onde poderá viver tranquilo e em segurança.

 

Projeto Guardiões da Mata

 

Preocupada com a preservação da biodiversidade da região ao entorno das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, a CCR AutoBAn firmou parceria em 2009 com a Associação Mata Ciliar por meio do Projeto Guardiões da Mata. Com a parceria, todo animal silvestre resgatado no Sistema Anhanguera-Bandeirantes é encaminhado à ONG, cuja sede fica em Jundiaí, para ser reabilitado e reintegrado à natureza. Com o projeto, a concessionária também atua na educação ambiental das comunidades sob sua influência a fim de contribuir para a preservação da fauna e da flora regional. Em quatro anos, a parceria possibilitou reintegrar à natureza mais de 117 animais silvestres resgatados nas rodovias, incluindo preguiças, gambás, lobos-guará e gaviões, entre outros.


Voltar