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02/10/2017 | Releases

Complexo Viário de Jundiaí: Obras do Viaduto das Valquírias avançam

Treliças metálicas que permitirão continuidade das obras já foram instaladas.

Treliças metálicas que permitirão continuidade das obras já foram instaladas.

Fonte: CCR AutoBAn

O Usuário que trafega pela Via Anhanguera (SP-330), em Jundiaí, já pode observar o avanço das obras do Viaduto das Valquírias, na altura do quilômetro 59, próximo ao trevo da avenida Jundiaí. A equipe de obras da CCR AutoBAn já concluiu a instalação das quatro treliças metálicas sobre os pilares do novo dispositivo e a expectativa é de que até o final da primeira quinzena de novembro as estruturas já estejam sobre a rodovia, sem qualquer impacto ou prejuízo ao tráfego.

Segundo o gestor de Engenharia da CCR AutoBAn, Guilherme Baldassari, nesta técnica construtiva utilizada para vencer grandes vãos, chamada Balanço Sucessivo, a estrutura do viaduto é construída sem nenhum tipo de escoramento, apenas com o uso de treliças metálicas, que possibilitam o avanço das concretagens. “O equilíbrio é feito a partir da utilização das treliças, presas a cabos ancorados aos pilares provisórios e também da própria estrutura tensionada (aduelas), equivalente a um segmento da laje. Com o término de cada aduela ou segmento, as treliças avançam e uma nova etapa é feita, sucessivamente. O trabalho acontece de forma simultânea em cada pilar – e na mesma proporção e tempo – até que as aduelas se juntem e formem o viaduto, sem a utilização de escoramentos”, explica. Até o final de dezembro, os lados do viaduto devem estar unidos sobre a Via Anhanguera.

Por meio desta técnica, nesta etapa da obra o impacto aos usuários da rodovia é praticamente nulo, por isso esta opção, uma vez que não há a necessidade, por exemplo, de interrupções no tráfego para lançamento de vigas. “Este é um trecho com alto volume de veículos e qualquer interferência poderia causar transtornos para a cidade de Jundiaí, devido à proximidade com o município, e também aos usuários de média e longa distância”, ressalta.

Com o avanço das treliças metálicas sobre a rodovia, explica o gestor, o impacto aos Usuários será apenas visual. “A obra utiliza as melhores técnicas de Engenharia disponíveis e os Usuários podem ficar tranquilos quanto à segurança”, garante.

Até agora, a CCR AutoBAn já executou 65% dos serviços previstos para o viaduto, como fundação, blocos, pilares, trecho estruturado sobre o córrego, por exemplo. Também já foram lançadas as vigas da cabeceira do lado norte (sentido capital-interior).

Complexo Viário de Jundiaí
Desde o lançamento da obra, em 20 abril de 2016, as intervenções acontecem entre os quilômetros 55+900 e 61 da Via Anhanguera, divididas em duas fases. Na primeira estão sendo construídas as alças de acesso da pista sul (sentido interior-capital) da Via Anhanguera para a avenida Nove de Julho, com a implantação de dois viadutos, ponto de ônibus e ampliações/ordenações nas vias marginais sentido sul.

Já na segunda fase da obra está em execução a construção de um novo viaduto sobre a Via Anhanguera, na altura do km 58+900 da rodovia. Esta transposição, que vai ligar as avenidas Osmundo Pelegrini e Jacyro Martinasso, resultará em uma nova interligação entre os bairros Medeiros, Eloy Chaves e Fazenda Grande ao centro de Jundiaí.

A entrega total da obra está prevista para o primeiro semestre de 2018, de acordo com cronograma aprovado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O investimento total é de R$ 230 milhões, pagos com recursos da receita de pedágio e financiamentos.

Fonte: CCR AutoBAn


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