Notícias da CCR AutoBAn

Notícias

04/11/2020 | Releases

Mensagens em painéis eletrônicos instalados no Sistema Anhanguera-Bandeirantes alertam motoristas sobre prevenção do câncer de próstata

Via Anhanguera (SP-330) em Campinas

Via Anhanguera (SP-330) em Campinas

Fonte: CCR AutoBAn

CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, Instituto CCR e ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) apoiam o movimento Novembro Azul, que tem como foco a sensibilização para prevenir o câncer de próstata. Durante todo o mês, os motoristas que trafegam pelos trechos administrados pela concessionária serão alertados sobre a importância dos cuidados para evitar este tipo de câncer por meio de mensagens veiculadas nos painéis eletrônicos existentes nas rodovias.

Outra iniciativa é a distribuição de folhetos contendo informações e orientações. O material será entregue principalmente aos caminhoneiros durante os atendimentos que são oferecidos na sede fixa do Programa Estrada para a Saúde, localizada no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido Capital, em Jundiaí.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos.

Segundo a ARTESP, em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde incentiva a realização do exame preventivo de câncer de próstata, fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce da doença, e tem serviços à disposição, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção da COVID-19. Há inclusive serviço telefônico para agendamentos de consulta com urologista nos serviços fixos do SUS por meio do programa Filho que Ama leva o Pai ao Ame. O contato pode ser feito através do call center no telefone 0800-779-0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: CCR AutoBAn


Voltar